O artesanato de Azeitão reproduz bem o vínculo entre o passado e o presente. As tradições das antigas «artes» que decoravam os palácios e quintas de Azeitão têm continuidade, nos nossos dias, no trabalho de várias oficinas que, seguindo as técnicas e modelos mais tradicionais ou dando-lhes novas interpretações, produzem azulejos, peças de cerâmica, vitrais ou trabalhos em metal.
Muitas destas oficinas estão abertas ao público, permitindo-nos conhecer a forma de transformar a matéria em vida e arte.
O Mercado Mensal, que tem lugar nos primeiros domingos de cada mês, junto a Brejos de Azeitão, é um dos mais populares mercados de ar livre de toda a região, onde se pode encontrar de tudo um pouco.
Apesar da sua curta existência é já o ponto de encontro para aqueles que apreciam os artefactos de outros tempos ou as verdadeiras antiguidades.
As festas tradicionais traduzem ingénuas e sinceras crenças populares, onde o religioso e o profano se misturam, conferindo-lhes um enorme pitoresco.
Nas festas que se realizam nas terras de Azeitão conserva-se ainda o espírito e singeleza de tempos antigos. São rituais religiosos e festas em que velhas tradições (o arraial, a quermesse, os jogos populares, a banda filarmónica) coexistem com as atividades desportivas e a música moderna, numa permanente alegria marcada pelo «foguetório».