Vila Nogueira ganha com largo renovado

Uma obra de reforço das redes de saneamento e abastecimento de água e de melhoria das condições de segurança e mobilidade da população azeitonense reabilitou, com novas soluções urbanísticas, o Largo 5 de Outubro, em Vila Nogueira de Azeitão.

Este largo, um dos mais antigos da vila, ganhou um novo desenho urbanístico, com um conjunto de valências mais contemporâneas que acrescentam qualidade de vida e facilitam o usufruto, sobretudo os utilizadores da Casa do Povo de Azeitão, que inclui o Centro Infantil Sebastião da Gama.
A intervenção desenvolveu-se em duas fases, a primeira das quais com a renovação das redes de distribuição de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais nas ruas da Nogueira e António Porto Soares Franco, seguindo depois para o Largo 5 de Outubro.
Neste local do centro histórico azeitonense foi construída uma nova rede separativa, ou seja, com coletores diferenciados para encaminhamento de águas residuais domésticas e pluviais, o que se traduz na melhoria da qualidade ambiental.
No caso da rede de drenagem de águas pluviais domésticas, esta intervenção, resultado de um investimento municipal superior a 120 mil euros, engloba a criação de mais de 260 metros lineares de novos coletores gravíticos, assim como a construção de câmaras de visita e de ramais domiciliários.
No que respeita à rede de drenagem de águas pluviais, a operação realizada ao longo de vários meses, contemplou a instalação de um novo troço com mais de 220 metros lineares de coletores gravíticos, a execução de câmaras de visita e a colocação de duas dezenas de sumidouros.
A obra abrangeu ainda a renovação da rede de distribuição de água, que se traduz na melhoria do serviço prestado à população local. Neste caso, o objetivo foi materializado com a instalação de novas condutas, num total de mais de 300 metros lineares, e a reabilitação de ramais de abastecimento.
Depois de concluídos os trabalhos ao nível das infraestruturas subterrâneas, a Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Junta de Freguesia de Azeitão, avançou com a segunda fase de obras, orçada em cerca de 90 mil euros, para beneficiação do espaço público de superfície.
A operação urbanística no Largo 5 de Outubro resultou numa resposta direta a uma necessidade identificada pela comunidade local no âmbito do projeto municipal de participação cidadã Ouvir a População, Construir o Futuro, que aproxima os munícipes da gestão autárquica.
Category:
  Notícias
this post was shared 0 times
 000