Unidade móvel com testes rápidos à COVID-19

Uma unidade móvel para a realização de testes rápidos à covid-19 entra em funcionamento a 20 de julho, no concelho de Setúbal, constituindo mais um contributo da Câmara Municipal para a mitigação da propagação da pandemia.

Estes rastreios, gratuitos, disponibilizados à população a partir desta unidade móvel operacionalizada por elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, são realizados através de testes rápidos antigénio, certificados e fornecidos pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O procedimento é simples e os interessados em realizar o teste à covid-19 só precisam de comparecer junto da unidade móvel entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00, a qual se encontra estacionada em diferentes locais do concelho consoante o calendário. O procedimento, entre admissão, testagem e resultado, demora apenas cerca de 20 minutos.

Para isso, as pessoas devem fazer-se acompanhar do documento de identificação e fornecer o número de utente do Serviço Nacional de Saúde. Antes do teste, é feito registo e realizado um breve questionário relacionado com a doença, nomeadamente a presença de sintomas.

Esta unidade móvel faculta, igualmente, a emissão de um certificado de resultado negativo à covid-19, necessário, por exemplo, para entrar em restaurantes ou unidades hoteleiras. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o domicílio e o resultado reportado à Autoridade de Saúde Pública local.

Na dia 20, a unidade móvel de testes rápidos à covid-19 vai estar na Praça da República, ou Rossio, em Vila Nogueira de Azeitão, seguindo-se, a 21, já em Setúbal, a Avenida Rodrigues Manito, concretamente no cruzamento desta via com a Avenida de Moçambique.

No dia 22, a unidade móvel regressa ao território azeitonense, desta vez à Praceta 29 de Dezembro, em Vendas de Azeitão. No dia seguinte, a 23, volta a estar presente na cidade sadina, desta vez com a disponibilização testes rápidos a partir do centro comercial Alegro Setúbal, com o veículo de testagem estacionado na lateral defronte ao acesso à autoestrada A2.

A primeira semana desta iniciativa inclui ainda paragens, a 24, na placa central da Avenida Luísa Todi, na zona próxima do Mercado do Livramento, a 25, na Avenida José Mourinho, no jardim perto da Estacada do Carvão, e a 26, desta vez na Praça da Independência, na zona do Monte Belo.

Os 14 operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal envolvidos nesta operação receberam, formação específica para a realização desta campanha, dos procedimentos administrativos, à execução dos testes e higienização da unidade móvel.

Category:
  Notícias
this post was shared 0 times
 000