Setúbal com quatro prémios Autarquia do Ano

A Câmara Municipal de Setúbal foi distinguida com quatro galardões, nas áreas do Ambiente, Desporto, Cultura e Gastronomia, na segunda edição do Prémio Autarquia do Ano, atribuído pelo Lisbon Awards Group.


Na categoria de Cultura e Património, os projetos sadinos premiados foram A Gráfica – Centro de Criação Artística, subcategoria Artes Plásticas, e Setúbal Terra de Peixe, na de Gastronomia.

Na categoria Desporto e Vida Saudável, a distinção coube às novas infraestruturas criadas para a prática desportiva em Setúbal, na subcategoria Infraestruturas para a Prática Desportiva, enquanto, na categoria Ecologia e Cuidados dos Animais, o portal de internet Setúbal em Bom Ambiente foi o vencedor na subcategoria Consciencialização Ambiental.

Setúbal destaca-se, assim, com quatro projetos na segunda edição do Prémio Autarquia do Ano, que contou com a inscrição de 50 autarquias, tendo sido distinguido um total de 30 projetos, distribuídos por dez categorias e mais de 25 subcategorias.

O Prémio Autarquia do Ano tem como objetivo homenagear as câmaras municipais e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, por práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.

A Gráfica – Centro de Criação Artística proporciona, no coração do Centro Histórico setubalense, um local destinado a fornecer apoio logístico a artistas, favorecendo a realização de residências artísticas nacionais e internacionais, bem como bolsas artísticas.

Em estreita envolvência com a comunidade local e os agentes culturais, todas as formas de pesquisa e expressão artística contemporânea se fundem neste centro, como são os casos das artes visuais, performativas, do design, da literatura, da cultura digital e da arquitetura.

Setúbal Terra de Peixe é uma marca gastronómica criada em 2012 para desenvolver um plano concertado de promoção e valorização das atividades relacionadas com o mar.

Serve de base à divulgação do setor da restauração, valorização científica e económica do pescado da costa setubalense e à divulgação da identidade sadina.

No plano desportivo, a criação de várias infraestruturas para a prática do desporto em Setúbal também mereceu o reconhecimento do Prémio Autarquia do Ano.

Os diferentes polos desportivos criados incluem o Centro Municipal de Atividades Subaquáticas, o Centro Náutico Municipal, o Centro Municipal de Natação em Águas Abertas e o Centro Municipal de Atividades de Natureza, conhecido como GOarrábida, com polos na cidade e em Azeitão.

A plataforma digital Setúbal em Bom Ambiente foi lançada no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários e reúne, num único local, informação sobre todos os projetos relevantes desenvolvidos no concelho na área do Ambiente e da eficiência energética, bem como no combate às alterações climáticas.

No endereço www.setubalambiente.pt promove-se a participação e o conhecimento alargado e o apoio a munícipes e empresas em várias áreas temáticas, além de dedicar particular atenção ao bem-estar animal e possuir conteúdos criados especificamente para públicos mais jovens.

O Lisbon Awards Group, instituição que criou o Prémio Autarquia do Ano, é uma entidade privada com fins lucrativos, responsável por vários prémios e conferências nos mais variados setores de atividade.

Category:
  Notícias
this post was shared 0 times
 000