Setúbal Composto Tem + Valor
Os resíduos orgânicos ou biorresíduos fazem parte do nosso dia-a-dia – resultam da preparação dos alimentos para fazer uma refeição e dos restos de comida que descartamos -, e traduzem-se em cerca de 40% do nosso caixote do lixo.
Nas zonas de Pinhal de Negreiros (Casal de Bolinhos), Brejos de Azeitão, Quinta das Várzeas, Vila Nogueira, Quinta dos Foios, Aldeia de Irmãos, Oleiros e Urbanização Vinha da Sardinha, a recolha seletiva destes resíduos já é uma realidade. No âmbito de uma candidatura POSEUR, é agora implementada a primeira fase de recolha de resíduos biodegradáveis no território de Setúbal, que marca o arranque da recolha seletiva destes resíduos no Município.
Numa segunda fase, serão abrangidas as zonas do setor residencial e não residencial desde a Brejoeira ao Choilo e a zona da Urbanização AURPIA.
A implementação deste novo sistema será precedida por uma ação de sensibilização – denominada “Setúbal com.posto tem + valor” -, que irá introduzir e apelar a uma correta separação, informar sobre procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema.
Os resíduos orgânicos recolhidos porta-a-porta serão transformados em composto, contribuindo para atingir as metas preconizadas para o país no PERSU 2020+.