Setúbal Composto Tem + Valor

Os resíduos orgânicos ou biorresíduos fazem parte do nosso dia-a-dia – resultam da preparação dos alimentos para fazer uma refeição e dos restos de comida que descartamos -, e traduzem-se em cerca de 40% do nosso caixote do lixo.
Nas zonas de Pinhal de Negreiros (Casal de Bolinhos), Brejos de Azeitão, Quinta das Várzeas, Vila Nogueira, Quinta dos Foios, Aldeia de Irmãos, Oleiros e Urbanização Vinha da Sardinha, a recolha seletiva destes resíduos já é uma realidade. No âmbito de uma candidatura POSEUR, é agora implementada a primeira fase de recolha de resíduos biodegradáveis no território de Setúbal, que marca o arranque da recolha seletiva destes resíduos no Município.
Numa segunda fase, serão abrangidas as zonas do setor residencial e não residencial desde a Brejoeira ao Choilo e a zona da Urbanização AURPIA.
A implementação deste novo sistema será precedida por uma ação de sensibilização – denominada “Setúbal com.posto tem + valor” -, que irá introduzir e apelar a uma correta separação, informar sobre procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema.
Os resíduos orgânicos recolhidos porta-a-porta serão transformados em composto, contribuindo para atingir as metas preconizadas para o país no PERSU 2020+.

Sistema de Recolha PaP (Porta-a-Porta) de resíduos orgânicos.

MAPA – ZONAS ABRANGIDAS NA PRIMEIRA FASE E CIRCUITOS

VANTAGENS DE ADESÃO

Pessoais:

  • Menos idas ao contentor;
  • Maior comodidade e proximidade.

Coletivas:

  • Redução do espaço ocupado em aterros;
  • Aproveitamento de recursos, para a produção de adubo e energia;
  • Redução das emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo para o combate às alterações climáticas.

COMO POSSO ADERIR?

  • Através do 217 997 717 ou vá a setubalcomposto-form.pt e preencha o formulário;
  • Através dos contactos diretos, porta-a-porta, estabelecidos por técnicos especializados.

RECOLHA DE VERDES

O que são?
Os resíduos verdes são todos os resíduos resultantes da limpeza e manutenção de jardins, ou seja, aparas, ramos finos, relva e ervas.

O que muda?
Atualmente, na zona de Azeitão, os resíduos verdes são recolhidos pela União de Freguesias de Azeitão, a pedido dos munícipes, mas com este novo sistema de recolha seletiva de resíduos orgânicos, a Câmara Municipal de Setúbal recolherá, a custo zero, os verdes e os restantes orgânicos.

Como posso fazê-lo?
Basta colocar os resíduos verdes em sacos até 100L (pode usar mais do que um saco com esta capacidade) e colocá-lo junto aos contentores dos resíduos orgânicos, na via pública, nos dias e horas de recolha.

ATENÇÃO

  • Não misture os resíduos verdes com os resíduos alimentares;
  • Não coloque, nos sacos dos verdes, vasos, terras, troncos ou ramos grossos (diâmetro superior a 5 cm). Em Azeitão, se tiver troncos e ramos grossos deve pedir à Junta de Freguesia de Azeitão para efetuar a recolha ou, alternativamente, entregar diretamente no Centro de Receção de Resíduos do Choilo, da Câmara Municipal de Setúbal, a custo zero.
Category:
  Notícias
this post was shared 0 times
 000