Voluntariado:
Consciente(mente) – Natureza e Florestas – Balanço

Um projeto de sensibilização ambiental com o envolvimento de jovens de freguesias de Setúbal e Azeitão, que participaram em regime de voluntariado, conduziu à recolha de milhares de quilos de resíduos em zonas de lazer do concelho.
Um total de 900 quilos de lixo indiferenciado, 2500 caricas e mais de 28 mil beatas foi recolhido por cerca de três dezenas de jovens, numa missão voluntária de limpeza, manutenção e requalificação realizada em agosto e setembro em florestas e zonas costeiras de Setúbal.
A iniciativa Consciente(mente), desenvolvida pela Câmara Municipal, ao abrigo do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude, contou com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal e visou, igualmente, a sensibilização da população para questões da preservação do meio ambiente.
Os voluntários levaram a cabo tarefas como limpeza de zonas costeiras e de mato e manutenção de parques de lazer e espaços verdes.
As ações de limpeza junto da orla costeira incluíram, ainda, a remoção de plantas invasoras, caso do chorão-das-praias, espécie que os jovens participantes acabaram por remover mais de cinco mil quilos.
O trabalho desenvolvido estendeu-se também à criação de cartazes informativos com recomendações de boas práticas, a colocar em locais estratégicos do concelho.
O projeto contou com o envolvimento próximo de juntas de freguesia, nomeadamente de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, que acolheu uma ação de requalificação e limpeza de zonas de lazer em Pontal dos Musgos, onde cinco voluntários procederam à pintura de pilaretes e churrascos e de onde foram recolhidas 1136 caricas e 3039 beatas de cigarros.
No Parque Ceol, na Mitrena, sete voluntários contaram com o apoio da Junta de Freguesia do Sado para a tornar possível a remoção de 5310 quilos de espécies invasoras, dos quais cerca de cinco mil foram unicamente chorão-das-praias.
A União das Freguesias de Setúbal colaborou na limpeza e ações de sensibilização desenvolvidas por oito voluntários na frente ribeirinha da cidade, entre o Clube Naval Setubalense e a Doca dos Pescadores.
A limpeza resultou na recolha de mais de 40 quilos de lixo indiferenciado, 25 máscaras de proteção individual, 1383 caricas e 21.286 beatas.
Já a Junta de Freguesia de Azeitão trabalhou em conjunto com oito voluntários na limpeza de uma zona florestal em Pinhal de Negreiros, ação que se traduziu na recolha de 840 quilos de lixo, 3800 de beatas e 25 máscaras de proteção individual.
Category:
  Notícias
this post was shared 0 times
 000