Condições Meteorológicas Adversas

Manutenção do Perigo Meteorológico de Incêndio Rural elaborado no Comando Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, destaca-se para as próximas 48 horas um quadro meteorológico de tempo seco, com intensificação significativa do vento no litoral oeste e nas terras altas até à madrugada do dia 4 de Agosto (terça-feira), realçando-se os seguintes aspetos :

  • Humidade Relativa: Hoje (02Agosto) – prevê-se teores baixos de humidade relativa do HRA (<20%) na região interior mais a leste do país e no sotavento algarvio, sendo <30% na restante região interior, não sendo expectável que ocorra recuperação noturna no interior  Norte e Centro, no Algarve e nas terras altas do litoral Centro. Amanhã (03Agosto), prevê-se teores de HRA<30% na região interior mais a leste do país e no sotavento algarvio, sem recuperação noturna no sotavento algarvio, no interior Norte e Centro e no alto Alentejo. Na terça-feira (04Agosto) prevê-se uma diminuição dos teores de HRA, que deverão ser <20% no interior do país, sendo <30% no resto do país, exceto na faixa litoral, único local onde deverá ocorrer recuperação noturna;
  • Temperatura – Valores de temperatura máxima hoje (02Agosto) na ordem dos 36 a 38 º C no sotavento algarvio, onde são expectáveis noites tropicais. Amanhã (03Agosto), valores de cerca de 34ºC no interior do país e no sotavento algarvio e na terça-feira (04Agosto), aumento dos valores de temperatura  máxima, que já poderão atingir 38 º C na região Sul, no Vale do Tejo e na Beira Baixa, com previsão da ocorrência de noites tropicais de 4 para 5 de agosto no interior e no Algarve.
  • Vento – Intensificação do vento do quadrante norte, o qual terá hoje (02Agosto) uma intensidade de 40 a 45 km/h, com rajadas de 65 a 70 km/h no litoral oeste e nas terras altas durante a tarde (persistindo durante a noite), destacando-se como zonas mais afetadas a serra de Sintra e a serra D´Aire e Candeeiros (com rajadas até 70 km/h), podendo na serra da Arrábida e na de Monchique as rajadas atingirem 60 a 65 km/h. Amanhã (03Agosto), prevê-se que o vento continue a soprar forte (até 40 a 45 km/h) no litoral oeste a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas (em especial do Centro e do Sul), com rajadas até 65 km/h, com possível enfraquecimento noturno.
  • De destacar que na noite de 3 para 4 poderá haver rotação do vento para leste nas terras altas, o qual será previsivelmente mais intenso nas terras altas do Norte. Na terça-feira (04Agosto), prevê-se que o vento predomine do quadrante norte (até 30 km/h), soprando até 40 km/h de leste/nordeste nas terras altas e na faixa costeira ocidental até início da manhã e a partir do final do dia e sendo a partir da manhã do quadrante sul na costa sul do Algarve.
  • Valores do índice de Haines entre 9 e 11 no Algarve e no Alentejo, estendendo-se ao interior (em especial alto Alentejo e Centro) no dia 4 de Agosto, indicando fogos extremamente difíceis de extinguir, caso os mesmos ocorram nessas regiões.

Prevê-se que o risco de incêndio se mantenha máximo/muito elevado no Algarve (com agravamento previsto até dia 03 Agosto) e também máximo/muito elevado nas regiões do Norte, Centro e Vale do Tejo.

Category:
  Notícias
this post was shared 0 times
 000